Artigos

Lições de Francisco de Assis

Enviado em 3 de outubro de 2014 | Publicado por feditora

 

 

 

apresentac3a7c3a3o1-2

Por Ricardo Luiz Capuano

No dia quatro de Outubro comemoramos o dia de Francisco de Assis, Giovanni di Pietro diBernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis (Nascido em Assis, 5 de julho de1182 e falecido em 3 de outubro de 1226), foi um frade católicoda Itália. Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo de seu tempo.

Um dos maiores exemplos do pensamento franciscano, originário dos ensinamentos de Francisco de Assis é a “Oração da Paz” que muitos imputam sua autoria ao próprio São Francisco, outros consideram que foi escrita depois. Independente de sua origem, pelo seu conteúdo, não podemos deixar de considera-la como intuída e inspirada nos divinos ensinamentos desse nobre Espirito.
Analisemos essa linda obra de amor e bondade que se estende não só aos humanos, mas a todas as criações de Deus:
Senhor: Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.
Um instrumento de Vossa Paz. Que através de minha existência, Sua divina bondade possa alcançar o coração dos aflitos, dos desesperados e dos descrentes. Despertando a fé e a esperança para que seus corações se encham da paz. Da paz que vem da certeza de que nenhum dos filhos de Deus, por menor que seja, está desamparado, esquecido ou desprotegido!
Que meus atos e palavras transmitam Seu amor, Deus bom e justo, e que possam criar a certeza e a paz que vem da fé e da confiança em Sua divina misericórdia !
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Deus ilumine minhas palavras e meus atos para que através da compreensão, que só pode vir do amor incondicional, o ódio seja vencido. Fortaleça minha paciência, meu entendimento, para que eu não julgue meu irmão, mas que o compreenda, perdoe e oriente.
O ódio se alimenta do ódio, o amor transforma o ódio em compaixão e compreensão!
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Permita-me Deus afastar a culpa que fere tanto o agressor quanto o agredido. Que eu tenha argumentos para consolar o ofendido e requisitar seu perdão ao algoz. E que eu tenha sabedoria e força moral para ajudar o algoz a se corrigir e perdoar seus próprios erros na promessa do acerto.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Que eu saiba valorizar os talentos e qualidades individuais, sem gerar o orgulho e a vaidade. Transforme, eu, tudo que é individual em coletivo, tudo que favorece um em favor de todo grupo!
Ilumine meus pensamentos e ações para que eu ajude a cada um se tornar parte de um todo forte e feliz!
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Possa meu exemplo de desapego às coisas mundanas, ser motivo de confiança e de fé àqueles que estão ao meu redor. Que eu não fraqueje e que minha confiança em sua bondade, meu Pai e de todas as criaturas, seja motivo para que a fé floresça nos corações insensíveis e sem esperança!
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Que eu leve a verdade, não a punição. E que está verdade leve à reflexão, e a busca da correção do erro pelo próprio infrator.
Não deixe Senhor que a verdade seja deturpada por minha vaidade e por meus interesses, e que eu seja sempre isento e objetivo para o bem de meus irmãos.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Que minha esperança, minha fé na bondade e misericórdia divina, possam contagiar aqueles que vivem em desespero. Permita que meus atos e palavras sejam competentes instrumentos para demonstrarem a bondade de Deus.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Saiba eu, ser alegre e feliz. Encontrar a felicidade nas coisas pequenas e simples, e saber compartilha-las com meus semelhantes.
Deus, que eu saiba agradecer com alegria e felicidade todas as dadivas que a cada momento faz em minha vida.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!
A maior escuridão é a ignorância, o maior erro é o desconhecimento da verdade. Permita, Deus, que eu conheça cada vez mais Sua luz, Sua verdade e que eu tenha competência de transmiti-la a meus semelhantes. Que eu não me perca no orgulho e na vaidade de querer guardar o “pingo” de luz que possuo unicamente para me dar vantagens sobre meus irmãos. Que o pouco da Sua verdade, que eu conheça, eu compartilhe com todos, pelo bem de meus irmãos!
Ó Mestre,fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Ó Mestre Jesus, ajuda-me a seguir seus passos e seu exemplo. Encha meu coração de Vosso amor e compaixão, para que eu pense primeiro em meu irmão necessitado que em minhas necessidades.
Que eu saiba compreender as limitações alheias sem julgar ou condenar. Mas, mais que isso, que eu consiga ama-los mesmo quando ofendido, perdoar mesmo quando incompreendido e acusado injustamente, e que eu tenha forças para dar cada vez mais, mesmo nunca recebendo nada em troca do beneficiado, mas muito, de Vossa misericórdia divina!
Pois é dando que se recebe,
perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna!
Amém.
Por que essa vida é um instante em uma existência eterna. Cada ato carrega em si suas consequências boas ou ruins, que nenhum de nós pode ser feliz vendo nossos irmãos infelizes sofrendo e penando em vale de lagrimas e sofrimentos.
E finalmente; que cada um de nós é tão importante para Deus como o outro. Independente de raça, cor, sexo, espécie e reino a que pertencemos. Todas as criações de Deus tem o mesmo valor e importância. Pois se um pai humano ama a todos os seus filhos igualmente, como poderia ser diferente com o Pai celeste, que é infinitamente bom e sábio.
Ninguém está abandonado e a todos cabe a responsabilidade de ser um instrumento da bondade e misericórdia de Deus a seus irmãos.

Deixe seu comentário: