Artigos

POLUIÇÃO: Cuidemos da Mãe Natureza

Enviado em 22 de março de 2013 | Publicado por feditora

Por Lourdes Carolina Gagete

dogmm-1

 

O assunto poluição vem atualmente despertando muitas consciências sobre a urgente necessidade de se preservar o meio ambiente. O ar, indispensável à vida, está cada vez mais carregado de gases tóxicos, e se nenhuma providência for tomada a médio ou curto prazo, a vida no planeta estará seriamente comprometida.

Nas cidades, os veículos automotivos jogam na atmosfera gases tóxicos como o monóxido e o dióxido de carbono, acompanhados de outros igualmente nocivos. Não bastasse isso, as chaminés das fábricas, como bocarras de dragões, também vomitam suas substâncias prejudiciais.

A emissão excessiva de poluentes causa problemas respiratórios como bronquite, asma, tosse, ardência e vermelhidão nos olhos, lesões degenerativas no sistema nervoso e até câncer.

Não satisfeitos em poluir o ar, a ignorância humana ainda promove a poluição da água, do solo e tantas outras. Muitos rios importantes já estão na UTI, agonizando, resistindo bravamente à insanidade de uma humanidade incoerente que parece desconhecer que a natureza tem limites de suportação e pode responder de forma drástica a tais abusos.

Haverá ainda tempo de salvarmos a Terra e nos salvarmos? Sim. Não cruzemos nossos braços, como se o problema não fosse nosso, mas aliemo-nos àqueles que se movimentam junto às autoridades responsáveis, cobrando-lhes uma postura mais humana, uma legislação antipoluição mais severa que obrigue as indústrias a instalarem filtros nas chaminés de suas fábricas, a usarem processos menos poluentes, enfim, a respeitarem nossa mãe natureza.

Ainda se faz necessário que se fiscalize os veículos automotivos para proibir a circulação dos desregulados e poluidores; que se oriente o homem do campo sobre os prejuízos ambientais que as queimadas promovem; que se melhore o transporte público a fim de que os trabalhadores possam deixar seus carros na garagem, poluindo menos nosso planeta que de azul está ficando cinza. Vamos cuidar mais de nossa Terra que vem sendo agredida por todo tipo de poluição; vamos lembrar que ela é uma das muitas moradas da casa do Pai eterno e que precisamos preservá-la para o futuro de nossos filhos e netos.

Deixe seu comentário: