Por Ivany Lima
Apesar de todas as confirmações dadas pelo Espiritismo em comum acordo com a Ciência, essa é uma questão que ainda gera dúvidas.
Logo na introdução de O Livro dos Espíritos, encontramos uma definição de alma:“Pensamos que o mais lógico é tomá-la na sua significação mais vulgar, e por isso chamamos alma ao ser imaterial e individual que existe em nós e sobrevive ao corpo.”
Na época de Allan Kardec, prevalecia o pensamento Cartesiano (RennéDescart ) de que os animais eram máquinas desprovidos de alma , assim como as mulheres e os afrodescendentes . Somente com a Codificação vieram os esclarecimentos.
No capítulo II – Encarnação dos Espíritos – II Alma, os espíritos nos dizem : “……pode-se dizer que a alma é um Espírito encarnado.”
Um outro exemplo que encontramos é no capítulo XI – Os três Reinos – Os Animais e o Homem :
O estudo da Doutrina Espírita nos faz compreender que os animais são nossos irmãos menores, que devemos amá-los, respeitá-los, assisti-los na suas necessidades. Que são nossos auxiliares e não nossos escravos. Que tem sentimentos iguais aos nossos, que amam, se entristecem, que sentem alegria, euforia, que dependem de nós para ajudá-los na sua evolução, assim como os bons espíritos nos ajudam. Lembremos da máxima do Espiritismo que diz: “Fazer aos outros como gostaríamos que os outros nos fizessem.” Somos todos espíritos, somente em estágios evolutivos diferentes.
Grandes espíritas escreveram em favor dos animais, e um deles foi o Dr.Marcel Benedeti , escritor da Mundo Maior Editora , com o livro “ Todos os Animais Merecem o Céu “. Um livro consolador , explicativo , que nos ajuda a melhor compreender a alma dos animais e o que acontece com eles após a morte . Um livro aprovado pela Presidente das Casas André Luiz naquele ano, Dona Ana Gaspar, agora na Pátria Espiritual. Uma excelente leitura!
Ivany Lima, apresentadora do Programa Nossos Irmãos Animais pela RBN